Inep informa que aplicação do Enem seriado não será na mesma data do exame no formato tradicional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou mais detalhes sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato seriado.
Dentre as novas informações, está a de que as provas serão aplicadas a partir do ano que vem, 2021, e em datas diferentes ao das provas no formato tradicional.
O órgão divulgou no mês de maio desse ano a novidade do Enem Seriado, que é basicamente o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que passou por reformulação devido a implementação do Novo Ensino Médio.
Assim, os estudantes do ensino médio terão a opção de utilizar as três provas do Saeb para ingressar no ensino superior. Isso é o que será chamado de Enem seriado.
Finalizando o ensino médio, a pontuação obtida pelo estudante através das três provas poderá ser aproveitada para ingresso na universidade. Aqueles que iniciarem o Enem Seriado em 2021 poderão usar as notas para ingressar no ensino superior em 2024.
A partir de 2021, os estudantes do 1º ano do ensino médio deverão passar pelas provas desse novo Saeb. Elas já estarão adaptadas à reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em 2022, do 1º e 2º anos e, em 2023, de todas as séries. Nos dois primeiros anos serão aplicadas apenas provas de português e matemática. Já no 3º, os participantes deverão escolher por um dos itnerários formativos:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Provas
As provas do Enem Seriado serão totalmente digitais e as questões objetivas serão apenas uma parte da avaliação. O objetivo do Inep é realizar o Novo Saeb ao final de cada ano e os resultados serem entregues para as instituições em fevereiro.
O intuito do Inep é que, com isso, docentes, diretores e gestores avaliem e melhorem as formas e planos de aula, os programas de ensino ainda no começo do período letivo.
Devido a essas alterações, a Matriz de Referência do Enem será substituída pela do Novo Ensino Médio. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep pretendem realizar a elaboração da nova matriz junto com outras entidades educacionais, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
A expectativa é de que o Enem tradicional mantenha o seu formato por mais quatro anos. Em 2025, será feito um Novo Enem adaptado à reforma do ensino médio. E, assim, em 2026, o Enem será totalmente digital.
Mais informações podem ser obtidas neste link.
Fonte: https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/noticias/inep-informa-que-aplicacao-do-enem-seriado-nao-sera-na-mesma-data-do-exame-no-formato-tradicional/341518.html
No Comments